sexta-feira, 30 de março de 2012

INDICADORES DE ESTILO DE VIDA DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA CATARINENSE QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA GINÁSTICA NA EMPRESA

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar alguns indicadores de estilo de vida como Prática de Atividade Física no Lazer, Tabagismo, Percepção Individual de Saúde, Percepção de Estresse dos trabalhadoresdas empresas atendidas pelo SESIGE em Santa Catarina, a fim de corroborar com os programas da Entidade Este levantamento foi realizado em 2011, por intermédio de pesquisas propostas em 2010, que foram aplicadas aos trabalhadores das empresas catarinenses atendidas pelo Programa SESIGE. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa. O processamento, o tratamento dos dados e a análise estatística foram realizados por meio do software Sphinx versão 5.1.0.5. Para análise dos dados considerou-se o número de citações e empregou-se a estatística uni e bivariada. Para avaliar a associação entre duas variáveis utilizou-se o teste Qui-quadrado adotando-se o nível de significância estatística de 99,9% (p<0,01). Participaram da pesquisa 35.077 trabalhadores, pertencentes a 214 empresas atendidas pelo Programa SESIGE, em Santa Catarina, sendo que aproximadamente 51,0% (17.767) são homens, a faixa etária predominante de até 35 anos com 66,7% (23.409) e cerca de 73,0% (25.462) trabalham no setor de produção. Verificou-se que 41,3% (14.490) de trabalhadores da indústria catarinense é inativa fisicamente no lazer, 10,6% (3.712) relataram fumar, 18,6% (6.530) das pessoas expressaram uma percepção negativa em relação ao estresse e 18,2% (6.388) das pessoas expressaram uma percepção negativa em relação à própria saúde. Conclui-se que os indicadores de saúde e estilo de vida verificados possibilitam à indústria investir no aumento do nível de saúde e bem-estar dos trabalhadores e, ao SESI, atualizar periodicamente as informações sobre o seu campo de atuação, comparando dados e direcionando escolhas que o conduzam a maior efetividade e eficácia nas respostas ao cliente.


Sandra Maria de Camargo, Ana Paula Kuhnen Duarte
SM de Camargo… - FIEP Bulletin, 2012 - fiepbulletin.net

FIEP BULLETIN. ISSN-0256-6419 - 2012
Fédération Internationale d’Education Physique - FIEP

quinta-feira, 29 de março de 2012

Humanização apresenta a GL na Seaprof

Humanização apresenta a ginástica laboral na Seaprof

E-mailImprimir
Ginástica laboral reúne movimentos simples que podem prevenir doenças como LER (Karen Aiache)
Ginástica laboral reúne movimentos simples que podem prevenir doenças como LER (Karen Aiache)
Ginástica laboral reúne movimentos simples que podem prevenir doenças como LER (Karen Aiache)
Ginástica laboral reúne movimentos simples que podem prevenir doenças como LER (Karen Aiache)
No começo desta semana, servidores da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) deram uma pausa no trabalho para experimentar os movimentos da Ginástica Laboral, projeto desenvolvido pela Diretoria de Humanização da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).
A apresentação foi comandada por monitoras que, a partir desta semana, realizarão a atividade na secretaria. Elas explicaram a importância da ginástica laboral como meio de descontração e na prevenção de lesões causadas pela repetição diária de movimentos no desenvolvimento das funções, como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), Dort (Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho) e o estresse.
“Servidor saudável é servidor presente, disposto e ativo. Por entender a importância dos servidores no ambiente de trabalho, essa prática foi colocada pelo governador do Estado, que é da área da saúde e valoriza isso. Outro ganho é na interação - as pessoas agora estão sorrindo mais, se conhecendo melhor, e isso vai refletir na qualidade do serviço prestado”, disse o secretário adjunto da Seaprof, Humberto Antão.
Antes da Ginástica Laboral, a Seaprof aderiu ao Cine Servidor, proposta da humanização que disponibiliza sessões periódicas de filmes como opção de entretenimento para aqueles que permanecem no local de trabalho durante o horário de almoço. Na Seaprof, as sessões ocorrem às sextas-feiras, das 12h30 às 13h45, no auditório.
A diretora de Humanização, Elineide Medeiros, que também participou da apresentação da atividade, defendeu a importância e as vantagens da Ginástica Laboral para a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho. “Esse foi um dos primeiros projetos implementados pela Humanização e os resultados são ótimos. São exercícios simples, que podem prevenir lesões sérias, aliviam o estresse e promovem uma interação entre os servidores. Além dessas, os participantes poderão identificar outras melhorias, principalmente nas relações interpessoais”, defendeu.

Fonte:
http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/governo/18908-humanizacao-apresenta-a-ginastica-laboral-na-seaprof.html

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dinâmicas para Ginástica Laboral


Segue abaixo as dinâmicas produzidas no curso de extensão: Ginástica Laboral da implantação à prática.
1)
NOME: TNT Ball
OBJETIVO: Cooperação, coordenação e estratégia
MATERIAL: Toalha ou TNT, bolinha de borracha, de plástico ou papel
DESENVOLVIMENTO: Em duplas, cada um segurando duas pontas e do outro lado outra dupla, se posicionando da mesma forma.
Uma dupla usando a toalha (TNT) arremessa a bola para a outra dupla que terá que receber e passar novamente sem deixar cair.
VARIAÇÃO: aumentar a distância, com duas bolinhas, com mais duplas em circulo, em corredor, dobrando a tolha entre a passagem da bola.
REFINAMENTOS E CUIDADOS: espaço físico e tamanho da bola.
Observação: Maior estimulo na comunicação, cuidado para não ficar ninguém de fora.

2)
NOME: Batata Quente
OBJETIVO: Criatividade, atenção, conhecer o companheiro de trabalho
MATERIAL: Uma bolinha
DESENVOLVIMENTO: não descrito, mas fizemos completando a história;
VARIAÇÃO: alongamento, acrescentando movimentos anteriores, falar um sentimento que vem a cabeça.
REFINAMENTOS E CUIDADOS: não descrito
Observação: Cuidado quando falar sobre sentimento, podemos despertar sentimentos de tristeza no participante.

3) 
NOME: Era uma vez...
OBJETIVO: Interação, criatividade, memória e concentração
MATERIAL: uma bola
DESENVOLVIMENTO: Começando com uma bola na mão o colaborador inicia uma história com uma frase: era uma vez um menino correndo.... e todos em circulo irão reproduzir, o colaborador passa a bola dizendo o nome do próximo participante e o mesmo dará seqüência na história reproduzindo o que foi feito colocando mais uma frase na história.
VARIAÇÃO: incluir somente uma palavra.
REFINAMENTOS E CUIDADOS: não descrito
Observação: Cuidado para não ficar cansativo, por ter que ficar andando em circulo ,cuidado com o tamanho do grupo.


terça-feira, 20 de março de 2012

A IMPORTÃNCIA DA POSTURA LÚDICA NOS PROFESSORES DE GINÁSTICA LABORAL


A cada dia cresce o número de artigos, livros, reportagens e cursos que falam sobre a importância da Felicidade Corporativa e principalmente as contribuições positivas que esse ambiente pode proporcionar a empresa e seus colaboradores.

Mas será que estamos preparados para ministrar ações dentro deste ambiente? Não podemos aplicar uma ação ou dinâmica, sem nos capacitar, sem entender a diferença entre brincadeira e ludicidade e por fim de entender a importância da contribuição de uma equipe interdisciplinar nestas ações, onde cada um com sua capacitação e talento irá contribuir para esta busca corporativa.

Mais especificamente, sobre a Ludicidade nos programas de Ginástica Laboral, atualmente muitas empresas já contrataram este serviço, porém percebe-se certa insatisfação com o conteúdo, com as aulas propostas e principalmente com a falta de motivação, carisma  e alegria por parte dos professores.

Pensando nisso, separei para vocês algumas contribuições:

O sentido lúdico passa pela percepção da importância de cultivarmos a linguagem do brincar nas nossas crianças internas e naqueles com quem convivemos, para assim nos religarmos com nossos sentidos e percepções visíveis e não visíveis e co-criamos uma cultura do brincar significativo.
(Cipriano Luckesi)

O lúdico é um estado interno de prazer e alegria do sujeito e ludicidade é uma denominação geral para esse estado, essa é uma qualidade de quem está lúdico por dentro de si mesmo.

Qualquer atividade proposta somente poderá ser considerada como lúdica se ela proporcionar ou estimular um estado lúdico dentro daqueles que dela participam, esta pode ser desde uma aula técnica como uma dinâmica.

Algumas caracteristicas são fundamentais para a formação de um profissional lúdico, são elas:

  • Criador;
  • Transformador;
  • Ser brincante;
  • Flexível;
  • Saber ouvir;
  • Facilitador;
  • Ser sujeito;
  • Buscar a ampliação da consciência, conhecimento;
  • Ser sensível ao outro, ao contexto e inserido no todo.

E lembrem-se:

Brincar é colocar seu corpo e a alma dentro do processo (Humberto Maturana).

O jogo é necessário na vida humana. Assim como o homem precisa de repouso corporal para restabelecer-se, assim também precisa de repouso para a alma, o que é proporcionado pela brincadeira (Tomás de Aquino, 1856).

O Brincar é sair da sua experiência e cair na experiência do outro (Renata Meirelles).

Textode:
Andrea Frangaks

domingo, 11 de março de 2012

CURSO DE EXTENSÃO DA IMPLANTAÇÃO À PRÁTICA

Agradeço o carinho e atenção dessa turma tão especial do curso "Da Implantação à Prática" que aconteceu na FMU em São Paulo. Foram 30 horas de muitas trocas de conhecimento e experiências.






sábado, 10 de março de 2012

EFEITO DA GINÁSTICA LABORAL SOBRE A MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA REGULAR - 2011

Resumo

Os programas de promoção à saúde implantados nas empresas por meio de programas de Ginástica Laboral (GL) visam combater o sedentarismo e desenvolver no trabalhador hábitos vinculados à prática de atividades físicas que aumentem a sua capacidade física para executar movimentos funcionais necessários nas atividades da vida diária e laboral. O objetivo deste estudo foi verificar se um programa de GL motiva seus participantes arealizar atividade física regular fora do  ambiente laboral. A metodologia adotada corresponde a de estudo exploratório, com delineamento descritivo. O  instrumento  de coleta de dados foi o questionário, que foi respondido por 116 trabalhadores de um banco público que  participavam de sessões semanais de GL, sendo as respostas submetidas à estatística descritiva(tabelas de frequência), e  inferencial, com base no teste de  Mann-Whitney, para verificar asdiferenças entre os gêneros, e do teste de KusKal-Wallis, para verificar as diferenças entre as funções (K independent samples ) (a = 0,05). Os resultados demonstraram que 52,6%  (n = 61) dos trabalhadores praticam atividade física pelo menos duas vezes por semana, além da GL, e, destes, 46,7% (n = 28) associam a sua prática à participação na GL. Os resultados também indicaram que 92,7% (n = 51) dos trabalhadores sedentários sentem-se motivados a praticar alguma atividade física. Conclui-se que a GL pode ser utilizada como uma ferramenta  eficaz para motivar seus participantes a realizarem atividade física regular.


Palavras-Chave: Ginástica laboral. Atividade física. Bancários.
Artigo na integra

http://files.bvs.br/upload/S/0100-0233/2011/v35n2/a2472.pdfhttp://files.bvs.br/upload/S/0100-0233/2011/v35n2/a2472.pdf





Cláudia Tarragô Candotti
Mathias Ribas da Silva
Matias Noll
Cláudia Ramos Lucchese



Revista Baiana de Saúde Pública - v.35, n.2, p.485-497  abr./jun. 2011

EFEITOS DA GINÁSTICA LABORAL NA DOR NAS COSTAS E NOS HÁBITOS POSTURAIS ADOTADOS NO AMBIENTE DE TRABALHO - 2011

http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/viewArticle/882

Resumo


O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da Ginástica Laboral (GL) sobre a dor nas costas e sobre os hábitos posturais de trabalhadores que trabalham por longos períodos na posição sentada. Participaram 30 trabalhadores do setor administrativo, divididos em grupo controle (n=15) e grupo experimental (n=15), sendo este submetido a sessões de GL durante três meses. Ambos os grupos foram avaliados por um questionário de dor e postura, sendo as respostas codificadas, tabuladas e submetidas ao teste de Wilcoxon para verificar as diferenças entre pré e pós-experimento (a=0,05). Os resultados demonstraram que a GL proporcionou diminuição da intensidade e freqüência da dor referida aos trabalhadores do grupo experimental, e mudança do hábito postural durante o trabalho, melhorando a postura sentada.

Claudia Tarragô Candotti, Rosemeri Stroschein, Matias Noll

REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS DO ESPORTE - 2011


terça-feira, 6 de março de 2012

CURSO DE GINÁSTICA LABORAL: INICIAÇÃO - MAIO_12



Extensão - Ginástica Laboral: Iniciação

Carga Horária:10h
Data:19/05/2012
Local:R: Galvão Bueno,707
Horário:Sábado das 8h às 18h
Valor da Inscrição:R$ 130.00

Palestrante: Prof. Esp. Adriana Rosa Sapata
 Profissional de Educação Física formada pela FEFISA e credenciada pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF-SP); Especialista em Ginástica Postural Corretiva pela FMU e em Ergonomia, Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador pela FIG-Unimesp


Programa: 

Ginástica Laboral: conceitos e objetivos
Metodologia da atividade física nas Empresas
Técnicas e Conteúdos aplicados a Ginástica Laboral
Didática aplicada a Ginástica Laboral
Técnicas e Materiais alternativos
Estratégias de aula
Metodologia
Tipos de Ginástica Laboral
Execução e descrição técnica do exercício e movimento


Curso:Ginástica Laboral: Iniciação
Carga Horária:10h
Data:19/05/2012
Local:R: Galvão Bueno,707
Horário:Sábado das 8h às 18h
Valor da Inscrição:R$ 130,00

Informações Gerais

  • As inscrições serão aceitas até 5 dias da data prevista para o início do respectivo curso!
  • Após aquele período, somente se houver vagas remanescentes.
  • Não serão aceitos depósitos efetuados em caixa eletrônico.
  • Não haverá reembolso da Inscrição e/ou da Matrícula em caso de desistência do aluno.
  • A contratada se reserva ao direito de não celebrar prestação de serviços educacionais com candidatos e ex-alunos que não tenham honrado obrigações anteriormente contratadas;
  • Todo e qualquer desconto oferecido pela contratada não é cumulativo.
  • As vagas, por curso, são limitadas.
  • Poderá haver alteração da data de realização do curso.
  • Os cursos estão sujeitos a confirmação.
  • As despesas com viagens, hospedagens e alimentação são de responsabilidade do candidato; devendo ser planejadas após a confirmação do curso e das aulas.
  • Os Professores sem vínculo com a FMU são convidados para desenvolver temas de suas respectivas especialidades.
  • Fica reservada a Coordenação Geral, a substituição de professores por outros de igual qualificação, em caso de necessidade.
  • A primeira parcela, quando houver, deverã ser paga no 1º dia de aula.
  • Para cursos com 2 ou mais parcelas o pagamento será por meio de boletos bancários.
  • Frequência mínima de 75% da carga horária do curso para emissáo do certificado.

  • Procedimentos para inscrição - Extensão

  • Preencher a Ficha de Inscrição do folder ou pelo site www.apoiofmu.com.br
  • Imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento ou depositar o valor referente à taxa de inscrição (conforme datas) no Banco Itaú - Agência 0046 - Conta Corrente 48633-8 em nome de C. E. PROTENS.
  • Para efetivar a inscrição, enviar por email ou FAX a Ficha de Inscrição devidamente preenchida com os Documentos Obrigatórios e o Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, ou pessoalmente, no endereço abaixo:
  • FMU - Educação Física
    Depto. de Pós-Graduação e Extensão Universitária
    Rua Galvão Bueno, 707 - Liberdade - São Paulo - SP - 01506-000
    Fones/Fax: (11) 3209.0059 / 3399.3877 / 3271.8042 fax: (11) 3207.2923
    Portal: www.apoiofmu.com.br
    e.mail: inscricao.fmu@terra.com.br
    Horário de atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h. sábados: das 8h às 14h. (exceto emendas de feriados)
    Documentos Obrigatórios no Ato da Inscrição
    01 ficha de inscrição preenchida
    01 cópia simples do RG e do CPF (não será aceita carteira de habilitação)

    Efeitos da ginástica laboral em funcionários de teleatendimento




    Efeitos da ginástica laboral em funcionários de teleatendimento

    Márcia Colamarco Ferreira Resende, Carolina Miranda Tedeschi, Fernanda Pinto Bethônico e Thiago Torres Machado Martins

    ACTA FISIATR 2007; 14(1): 25 - 31



    Resumo
    Introdução: A ginástica laboral (GL), definida como a prática orientada de exercícios físicos dentro do próprio local de trabalho, com duração de 15 a 20 minutos, visa a prevenção de dores corporais e vícios posturais, aumenta a disposição para o trabalho e promove uma maior integração no ambiente de trabalho. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos da GL sobre as queixas dos trabalhadores quando a mesma é aplicada por fisioterapeutas ou por monitores (funcionários). Método: Para este estudo foram utilizados três instrumentos: Questionário de Topografia e Intensidade da dor; questionário de avaliação da GL junto aos trabalhadores e o de identificação formulado especificamente para este estudo. A amostra foi composta por 24 funcionários de um teleatendimento, divididos em dois grupos: turno manhã (n=10) e turno tarde (n=14). A prática orientada tinha duração de 15 minutos, 4 vezes semanais, em um período de 4 meses, perfazendo um total de 68 sessões de GL. Para análise estatística foi utilizado o Wilcoxon Signed Based Ranks e o Microsoft Excel. Resultado: Foi constatada uma melhora significante na percepção de dor do grupo de funcionários orientados pelo fisioterapeuta (p=0,034), além da melhora da disposição para o trabalho, da interação com os colegas e satisfação com a empresa, diminuição do estresse e do cansaço. Conclusão: O programa de GL pode ser visto como mais uma ferramenta para o beneficio da saúde e bem-estar dos trabalhadores atuando em um nível de prevenção primária.

    Palavras-chave:saúde ocupacional, saúde do trabalhador, trabalho, riscos ocupacionais, ambiente de trabalho, ginástica.


    Acesse na integra:
    http://www.preventivafisioterapia.com.br/admprev/public/up_artigo/arq_9.pdf

    quinta-feira, 1 de março de 2012

    DIA INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO A LER E DORT - 28 DE FEVEREIRO

    Centro de Saúde informa sobre LER e Dort no calçadão de Pelotas


    O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Macro Região Sul (Cerest Macrosul) realiza, na terça feira (28) uma ação de distribuição de panfletos informativos à população sobre lesão por esforço repetitivo (LER) e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (Dort). A ação será no calçadão da rua Andrade Neves, próximo ao chafariz das Três Meninas, das 10h30min às 17h30min. O dia 28 de fevereiro é o dia internacional da prevenção de LER/Dort.

    LER/Dort são distúrbios do trabalho provocados pelo uso inadequado e excessivo do sistema musculoesquelético. Elas atingem quase que em sua totalidade o membro superior (ombro, cotovelo, punho e dedos) e envolve doenças como tenossinovite, tendinite, síndromes compressivas e bursite.

    Incidência
    Estas doenças já são a segunda maior causa de afastamento de trabalho no Brasil. No ano de 2010 foram concedidos 88.270 auxílios-doença acidentários para trabalhadores. A alta prevalência de LER/Dort tem sido explicada por transformações do trabalho.

    Prevenção
    A prevenção ainda é o melhor caminho para o combate a estas doenças, porém, é uma árdua tarefa a conscientização dos empresários de que os benefícios da prevenção irão refletir diretamente na capacidade de produção e no bem estar do trabalhador. Fisioterapeuta do Cerest/Macrosul, Matheus Cruz destaca que, ao primeiro sinal de cansaço, fadiga muscular, formigamento e perda de força de membro superior é indicado que o trabalhador procure um especialista, a fim de evitar o agravamento da doença e possíveis sequelas. A enfermeira da entidade, Mirian Borges de Menezes, recorda que as classes mais acometidas são professores, digitadores, bancários, trabalhadores dos frigoríficos e trabalhadores do telemarketing.