Mostrando postagens com marcador Matéria. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Matéria. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 25 de junho de 2012

ECONOMIZE DINHEIRO IMPLANTANDO A GINÁSTICA LABORAL EM SUA EMPRESA



Acidentes de Trabalho
O INSS divulgou o balanço de casos de Acidentes de trabalho. Este balanço aponta a quantidade de ocorrências no país: 2008 - 747.663
Este número comparado há três anos atrás, houve um de aumento de 49,6% nos casos de acidentes no trabalho, o que justifica a preocupação das empresas em adotar programas preventivos.
NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário) 
Com a regularização do FAP, seus efeitos vão produzir um aumento ou redução do Seguro Acidente – SAT.
Como o FAP vai variar entre 0,5 a 2 ele vai reduzir os valores em até 50% (quando o FAP for 0,5) ou aumentá-los em 100% (quando o FAP for 2).
  • DECRETO No 3.048 / 2007 - NEXO TÉCNICO EPDEMIOLÓGICO PREVIDENCIÁRIO (NTEP)
Art.203 A fim de estimular investimentos destinados a diminuir os riscos ambientais no trabalho, o Ministério da Previdência, poderá alterar o enquadramento de empresa que demonstre a melhoria das condições do trabalho.
  • DECRETO Nº 6.042 - AÇÕES NECESSÁRIAS
  1. Levantamentos Ergonômicos – Análise mais específica e detalhada com ênfase na organização do trabalho;
  2. Avaliações Ambientais;
  3. Ações ou Programas Preventivos:
    1. Ginástica Laboral
    2. Campanhas de Saúde
  4. Indicadores;
  5. Registros e documentação.
Imposto de Renda
As empresas que são enquadradas no lucro real e que adotam programas de ginástica laboral, podem usufruir deste investimento para o abatimento no imposto de renda da Corporação.

Fonte:
www.fefisa.com.br

quinta-feira, 1 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO A LER E DORT - 28 DE FEVEREIRO

Centro de Saúde informa sobre LER e Dort no calçadão de Pelotas


O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Macro Região Sul (Cerest Macrosul) realiza, na terça feira (28) uma ação de distribuição de panfletos informativos à população sobre lesão por esforço repetitivo (LER) e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (Dort). A ação será no calçadão da rua Andrade Neves, próximo ao chafariz das Três Meninas, das 10h30min às 17h30min. O dia 28 de fevereiro é o dia internacional da prevenção de LER/Dort.

LER/Dort são distúrbios do trabalho provocados pelo uso inadequado e excessivo do sistema musculoesquelético. Elas atingem quase que em sua totalidade o membro superior (ombro, cotovelo, punho e dedos) e envolve doenças como tenossinovite, tendinite, síndromes compressivas e bursite.

Incidência
Estas doenças já são a segunda maior causa de afastamento de trabalho no Brasil. No ano de 2010 foram concedidos 88.270 auxílios-doença acidentários para trabalhadores. A alta prevalência de LER/Dort tem sido explicada por transformações do trabalho.

Prevenção
A prevenção ainda é o melhor caminho para o combate a estas doenças, porém, é uma árdua tarefa a conscientização dos empresários de que os benefícios da prevenção irão refletir diretamente na capacidade de produção e no bem estar do trabalhador. Fisioterapeuta do Cerest/Macrosul, Matheus Cruz destaca que, ao primeiro sinal de cansaço, fadiga muscular, formigamento e perda de força de membro superior é indicado que o trabalhador procure um especialista, a fim de evitar o agravamento da doença e possíveis sequelas. A enfermeira da entidade, Mirian Borges de Menezes, recorda que as classes mais acometidas são professores, digitadores, bancários, trabalhadores dos frigoríficos e trabalhadores do telemarketing.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ginástica laboral evita afastamento do emprego

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, somente no ano passado, mais de 80 mil profissionais foram afastadas do seu trabalho pelo INSS. O motivo do número tão expressivo é o surgimento de transtornos mentais e de comportamento, causados pela depressão, ou mesmo devido ao desenvolvimento de lesões ósseas e musculares por conta de atividades repetitivas. Problemas no dia-a-dia do trabalhador, como acúmulo de tarefas, falta de perspectiva de crescimento profissional e mau relacionamento com colegas ou chefe podem ser as causas desse problema.
Estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB) sobre as principais doenças que causam afastamento do trabalho no Brasil apontou que, em 2008, 4% dos 32,5 milhões de profissionais brasileiros com atestado médico por mais de 15 dias consecutivos receberam auxílio-doença pelo Ministério da Previdência Social. Segundo a pesquisa, lesões, como fraturas de pernas, punhos e braços; doenças oesteomusculares, como dores na coluna, e doenças mentais, como depressão, foram os três principais motivos dos afastamentos. Isso custou aos cofres públicos R$ 669 milhões. Em Uberaba, as doenças ortopédicas respondem por 20% a 40% das causas de afastamento do emprego, segundo o chefe dos médicos peritos da Gerência Regional do INSS, Paulo Borges.
Segundo a fisioterapeuta Fabiana Pinelli, atividades rápidas e simples, como a ginástica laboral, que inclui a atividade física no expediente para articular o corpo, mudá-lo de posição por alguns instantes, ajudam a evitar o problema.
A pessoa que exerce movimentos repetidos por um longo tempo, sem pausa, tem mais chances de desenvolver doenças, como a tendinite, que é uma inflamação dos tendões. Fazer 15 minutos de exercício moderado por dia, distribuídos em sessões de
5 minutos de alongamentos ou caminhar pode acrescentar mais vida a uma pessoa. (TM)

Uberaba, 27 de outubro de 2011 | 22:32h

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ginástica laboral evita afastamento do emprego

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, somente no ano passado, mais de 80 mil profissionais foram afastadas do seu trabalho pelo INSS. O motivo do número tão expressivo é o surgimento de transtornos mentais e de comportamento, causados pela depressão, ou mesmo devido ao desenvolvimento de lesões ósseas e musculares por conta de atividades repetitivas. Problemas no dia-a-dia do trabalhador, como acúmulo de tarefas, falta de perspectiva de crescimento profissional e mau relacionamento com colegas ou chefe podem ser as causas desse problema.
Estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB) sobre as principais doenças que causam afastamento do trabalho no Brasil apontou que, em 2008, 4% dos 32,5 milhões de profissionais brasileiros com atestado médico por mais de 15 dias consecutivos receberam auxílio-doença pelo Ministério da Previdência Social. Segundo a pesquisa, lesões, como fraturas de pernas, punhos e braços; doenças oesteomusculares, como dores na coluna, e doenças mentais, como depressão, foram os três principais motivos dos afastamentos. Isso custou aos cofres públicos R$ 669 milhões. Em Uberaba, as doenças ortopédicas respondem por 20% a 40% das causas de afastamento do emprego, segundo o chefe dos médicos peritos da Gerência Regional do INSS, Paulo Borges.
Segundo a fisioterapeuta Fabiana Pinelli, atividades rápidas e simples, como a ginástica laboral, que inclui a atividade física no expediente para articular o corpo, mudá-lo de posição por alguns instantes, ajudam a evitar o problema.
A pessoa que exerce movimentos repetidos por um longo tempo, sem pausa, tem mais chances de desenvolver doenças, como a tendinite, que é uma inflamação dos tendões. Fazer 15 minutos de exercício moderado por dia, distribuídos em sessões de
5 minutos de alongamentos ou caminhar pode acrescentar mais vida a uma pessoa. (TM)

Acesso:
JM ON LINE
Uberaba, 27 de outubro de 2011 | 22:32h
http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SA%DADE,52620

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Comissão discute ginástica laboral como área de atuação da Educação Física

A Comissão de Turismo e Desporto promove nesta quinta-feira (15) audiência pública para discutir a ginástica laboral como área de atuação dos profissionais da Educação Física e a importância da prática para a qualidade de vida do trabalhador.
A iniciativa do debate é do deputado André Figueiredo (PDT-CE). Ele destaca que a ginástica laboral proporciona bem-estar no ambiente de trabalho e previne a ocorrência de lesões, acidentes e o surgimento de doenças decorrentes da atividade ocupacional.
Figueiredo lembra ainda que, conforme o Conselho Federal de Educação Física (Confef), o profissional da área é quem tem a formação e o amparo legal para atuar no planejamento, prescrição e dinamização de exercícios voltados aos funcionários. “Mesmo em um programa de saúde do trabalhador, com abordagem multiprofissional, que envolva Educação Física, Serviço Social, Medicina, Fisioterapia e Engenharia (Ergonômica), devem ser respeitados os limites e competências de cada profissão envolvida, para uma maior eficácia do programa”, diz o parlamentar.

Participantes
Foram convidados para a audiência:
- a presidente da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), Valquíria Aparecida de Lima;
- a vice-presidente da ABGL no Rio Grande do Sul, Claudia Lucchese;
- o conselheiro fiscal da ABGL em Minas Gerais, Marcos Maciel;
- a conselheira fiscal da ABGL no Rio de Janeiro, Lilian Pereira de Carvalho; e
- o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber.
A reunião será realizada às 9 horas, no Plenário 5.
Da Redação/MO

Fonte:
http://correiodobrasil.com.br/comissao-discute-ginastica-laboral-como-area-de-atuacao-da-educacao-fisica/295879/

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ginástica Laboral No Dia do Combate ao Fumo

Empresa de Transporte trabalha dentro do programa de Ginástica Laboral o tema polemico do cigarro. Segue abaixo um trecho da reportagem o link para acesso na integra.

"A Leblon não discrimina a contratação dos funcionários por este fator, mas sempre que o funcionário se mostrar disposto a largar o vício, seja pelo serviço de capelania ou por outras orientações profissionais, auxilia a decisão individual do funcionário.
Além disso, neste Dia de Combate ao Fumo, além de o tema ter sido abordado de maneira clara e não discriminatória, durante a ginástica laboral, realizada constantemente na garagem das empresa, foram ensinados exercícios respiratórios para fumantes e não fumantes, afim do fortalecimento dos pulmões."

sexta-feira, 1 de julho de 2011

PROMOÇÃO DA SAÚDE NÃO É FAZER PALESTRAS OU CHECK-UPS - Por Alberto Ogata

PROMOÇÃO DA SAÚDE NÃO É FAZER PALESTRAS OU CHECK UPS
Por Alberto Ogata


Em 2010, uma lei federal americana (Affordable Care Act) criou o National Prevention Strategy que, através de um conselho de ministérios, entidades e representações da sociedade buscou elaborar metas e programas para a promoção da saúde neste país.

O documento que apresenta as propostas, lançado em junho de 2011 ressalta, em sua introdução que um país saudável é vital para se desenvolver e é a pedra fundamental para a produtividade, inovação e empreendedorismo essenciais para o futuro. Pessoas saudáveis podem apreciar suas vidas, ir ao trabalho, contribuir para as comunidades, aprender e apoiar seus amigos e familiares. Ressalta que um país saudável é capaz de educar seu povo, criar e sustentar a economia, se defender e estar preparado para emergências.

O modelo tem como elemento central, aumentar o número de pessoas que são saudáveis em todos os estágios da vida. Traz alguns elementos fundamentais da promoção da saúde como a intersetorialidade, a interdisciplinaridade e o enpoderamento.

O Brasil vive um momento de grande desenvolvimento econômico que exigirá pessoas saudáveis, produtivas e criativas. O nosso país tem observado um aumento crescente de doenças crônicas devido, em grande parte, a estilo de vida não saudáveis e falta de programas de rastreamento, prevenção e tratamento precoces.



O setor saúde, com recursos escassos, também é extremamente fragmentado e os seus atores buscam, com freqüência, o resultado imediato e tem ações pouco efetivas. Observamos uma absoluta desintegração entre operadoras de saúde, corretoras e empresas. O setor privado não realiza programas integrados com as políticas públicas e nem exige ações efetivas dos diferentes governos. Freqüentemente, os programas são de baixa qualidade, não possuem metas claras e utilizam metodologia elementar, sem considerar os elementos culturais, as desigualdades econômicas e sócias e o resultado é bastante limitado.

Acredito que esta iniciativa dos Estados Unidos nos ensina que é fundamental que tenhamos a visão de que o nosso país somente terá um desenvolvimento sólido e sustentável se as pessoas tiverem bons níveis de saúde e que este objetivo será atingido quando houver sinergia e integração entre os diferentes setores da sociedade.

O referido documento apresenta algumas evidências econômicas das ações de prevenção em saúde:

- para cada infecção por HIV prevenida, economiza-se US$ 355,000 em custos de tratamento.

- um programa efetivo que previne o diabete pode trazer resultados em três anos. Um em cada cinco dólar gasto nos Estados Unidos em saúde está relacionado ao diabete.

- as pessoas que aumentam o nível de atividade física e perdem5 a7% do peso corporal reduzem o seu risco de desenvolver diabete tipo 2 em 58%.

- os custos em assistência médica são US$ 2,000 superiores para fumantes, US$ 1,400 maiores para obesos e US$ 6,600 para os diabéticos em relação aos não fumantes, que apresentam peso normal ou não diabéticos.

- uma redução em 1% na prevalência dos fatores de risco – excesso de peso, hipertensão arterial, diabete e colesterol elevado – pode reduzir em US$83 aUS$ 103 por ano por pessoa.

- o aumento do uso de serviços de prevenção, incluindo programas de cessação do tabagismo, abuso de álcool e uso de aspirina para 90% dos valores preconizados pode economizar US$ 3.7 bilhões em custos de assistência médica

- custos de assistência médica podem ser reduzidos em US$ 3,27 para cada dólar investido em programas de promoção de saúde na empresa

- a redução do consumo médio de sódio na população para 2,3g/dia pode reduzir em US$ 18bilhões os custos anuais em assistência médica.

- custos indiretos para os trabalhadores –menor produtividade, maior prevalência de incapacidades, mais acidentes e absenteísmo crescente – podem representar duas a três vezes o custo dos gastos em assistência médica.

- asma, hipertensão arterial, tabagismo e obesidade podem reduzir a produtividade entre US$ 200 e US$ 440 por pessoa.

- trabalhadores com diabete faltam duas vezes mais que os não diabéticos.

- os custos com absenteísmo pode ser reduzidosem aproximadamente US$ 2,73 para cada dólar gasto com programas de promoção de saúde na empresa

FONTE:
http://saudeweb.com.br/blogs/promocao-da-saude-nao-e-fazer-palestras-ou-check-ups/

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Detran-TO promove ginástica laboral para servidores

Publicada em 06/06/2011 por Umbelina Costa em Detran

O Detran-TO por meio da Diretoria de Educação para o Trânsito, lançou, na manhã desta segunda-feira, 6, o projeto Ginástica Laboral Movimente-se. A aula experimental contou com a participação do Diretor Geral do órgão, coronel Júlio César da Silva Mamede e cerca de 100 servidores. Todos fizeram alongamento e exercícios leves ao som de músicas relaxantes. Desta forma o Detran-TO visa oferecer um ambiente de trabalho com mais saúde física e mental aos seus servidores. A atividade regular está prevista para acontecer a partir da próxima semana.

As atividades serão desenvolvidas de acordo com o seguinte cronograma: às segundas-feiras, na sede do Detran-TO; terças-feiras, Posto do Detran no Centro; quarta-feira, Posto de Fiscalização Biométrica; quinta-feira, Posto do Detran-TO em Taquaralto e na sexta-feira, no anexo da instituição, na Avenida JK. Ficarão afixados, permanentemente, os mencionados dias e locais, nas quatro semanas do mês.

Durante a aula experimental o Diretor Geral ressaltou a importância deste projeto. “Haverá melhorias na saúde do servidor e, consequentemente, na produtividade”, destacou coronel Mamede.

De acordo com a diretora de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal, Áurea Liz Rodrigues Pinheiro Morais, inicialmente, a ginástica será executada sempre às 8h, antes do início dos trabalhos. Posteriormente, as aulas poderão ser feitas no período da tarde, porque há muitos servidores que trabalham no referido período. “A ginástica laboral tem alcançado bons resultados em grandes empresas, tanto no rendimento, quanto na saúde do empregado”, ressalta a diretora.

A abertura da Ginástica foi feita pela educadora física da Diretoria de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal, Glaucilene Angélica Pereira de Cerqueira. Ela disse que o programa faz uma integração com os servidores do Detran-TO e busca o relaxamento, como forma de diminuir os efeitos, na saúde, que os movimentos repetitivos trazem. “Entendemos que atividade física é saúde e que os movimentos repetitivos trazem doenças”, destacou.

Após os exercícios foram entregues questionários para o nível de sedentarismo ou atividade física de cada servidor para embasar as atividades que serão aplicadas.

A ginástica laboral visa ainda à reeducação postural, combate ao estresse e prevenção de Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), além da integração social.

Fonte:

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Funcionários pouco saudáveis produzem menos

Segundo pesquisa, empresas precisam fazer uma boa gestão de saúde dos funcionários para evitar perdas de produtividade.

São Paulo – Uma pesquisa da empresa CPH Health, do segmento de saúde corporativa, revelou que 49% dos funcionários das companhias brasileiras estão em um significativo nível de estresse. O levantamento, feito com 194.000 empregados de 200 organizações, mostrou também que 76% deles praticam atividade física insuficiente, 68% trabalham sentados a maior parte do dia, 48% têm elevado nível de ansiedade e 45% estão acima do peso ou obesos.

Leia materia completa

Fonte:
http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/funcionarios-pouco-saudaveis-produzem-menos?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

sábado, 28 de maio de 2011

Ginástica laboral poderá ser obrigatória nas empresas

O Projeto de Lei 6213/05, do deputado Fernando de Fabinho (PFL-BA), obriga as empresas públicas e privadas que desenvolvem atividades com esforço físico repetitivo a criar programas de ginástica laboral.
Como atividades de esforço repetitivo, o projeto lista o uso de computador, a digitação ou datilografia que tome mais de 50% da jornada diária de trabalho, a mecanografia e as linhas de montagem em geral. O projeto também define ginástica laboral como a seqüência de exercícios de alongamento a fim de relaxar os principais músculos exigidos nas atividades profissionais.

Pausas
A proposta estabelece que as pausas nas atividades de trabalho deverão ocorrer, no máximo, a cada duas horas. Os exercícios terão a duração de dez minutos. A ginástica ocorrerá dentro da empresa e as pausas serão consideradas período efetivamente trabalhado.
Segundo Fernando de Fabinho, as empresas que já utilizam a pausa durante suas atividades profissionais percebem o aumento da produtividade dos funcionários. "Há uma melhora incontestável da qualidade de vida dos profissionais, fator preponderante para uma melhor relação entre empregado e empregador", afirmou.

Educação Física
O alongamento, conforme determina o projeto, deverá ser orientado por um profissional de Educação Física. Esse profissional, por sua vez, poderá ter ajuda de estagiários se o grupo de funcionários para cada turno de ginástica passar de 20 pessoas.
Caso o funcionário se recuse a participar da atividade, ele deverá assinar uma declaração isentando a empresa das implicações legais previstas se ele desenvolver alguma enfermidade ocupacional incluída entre as doenças osteo-musculares relacionadas ao trabalho (Dort). Por outro lado, as empresas que não instituírem o programa de ginástica arcarão com o ônus trabalhista e previdenciário, se houver comprovação de relação entre a atividade desenvolvida na empresa e a doença adquirida.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e em conjunto com o PL 4347/98, do deputado Walter Pinheiro (PT-BA), sobre o mesmo assunto. Os textos serão analisados pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Maria Clarice Dias
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

Acesse na integra
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/82569.html

Integra da Proposta
http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=306805