quinta-feira, 9 de junho de 2011

Detran-TO promove ginástica laboral para servidores

Publicada em 06/06/2011 por Umbelina Costa em Detran

O Detran-TO por meio da Diretoria de Educação para o Trânsito, lançou, na manhã desta segunda-feira, 6, o projeto Ginástica Laboral Movimente-se. A aula experimental contou com a participação do Diretor Geral do órgão, coronel Júlio César da Silva Mamede e cerca de 100 servidores. Todos fizeram alongamento e exercícios leves ao som de músicas relaxantes. Desta forma o Detran-TO visa oferecer um ambiente de trabalho com mais saúde física e mental aos seus servidores. A atividade regular está prevista para acontecer a partir da próxima semana.

As atividades serão desenvolvidas de acordo com o seguinte cronograma: às segundas-feiras, na sede do Detran-TO; terças-feiras, Posto do Detran no Centro; quarta-feira, Posto de Fiscalização Biométrica; quinta-feira, Posto do Detran-TO em Taquaralto e na sexta-feira, no anexo da instituição, na Avenida JK. Ficarão afixados, permanentemente, os mencionados dias e locais, nas quatro semanas do mês.

Durante a aula experimental o Diretor Geral ressaltou a importância deste projeto. “Haverá melhorias na saúde do servidor e, consequentemente, na produtividade”, destacou coronel Mamede.

De acordo com a diretora de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal, Áurea Liz Rodrigues Pinheiro Morais, inicialmente, a ginástica será executada sempre às 8h, antes do início dos trabalhos. Posteriormente, as aulas poderão ser feitas no período da tarde, porque há muitos servidores que trabalham no referido período. “A ginástica laboral tem alcançado bons resultados em grandes empresas, tanto no rendimento, quanto na saúde do empregado”, ressalta a diretora.

A abertura da Ginástica foi feita pela educadora física da Diretoria de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal, Glaucilene Angélica Pereira de Cerqueira. Ela disse que o programa faz uma integração com os servidores do Detran-TO e busca o relaxamento, como forma de diminuir os efeitos, na saúde, que os movimentos repetitivos trazem. “Entendemos que atividade física é saúde e que os movimentos repetitivos trazem doenças”, destacou.

Após os exercícios foram entregues questionários para o nível de sedentarismo ou atividade física de cada servidor para embasar as atividades que serão aplicadas.

A ginástica laboral visa ainda à reeducação postural, combate ao estresse e prevenção de Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), além da integração social.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário