quinta-feira, 1 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO A LER E DORT - 28 DE FEVEREIRO

Centro de Saúde informa sobre LER e Dort no calçadão de Pelotas


O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Macro Região Sul (Cerest Macrosul) realiza, na terça feira (28) uma ação de distribuição de panfletos informativos à população sobre lesão por esforço repetitivo (LER) e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (Dort). A ação será no calçadão da rua Andrade Neves, próximo ao chafariz das Três Meninas, das 10h30min às 17h30min. O dia 28 de fevereiro é o dia internacional da prevenção de LER/Dort.

LER/Dort são distúrbios do trabalho provocados pelo uso inadequado e excessivo do sistema musculoesquelético. Elas atingem quase que em sua totalidade o membro superior (ombro, cotovelo, punho e dedos) e envolve doenças como tenossinovite, tendinite, síndromes compressivas e bursite.

Incidência
Estas doenças já são a segunda maior causa de afastamento de trabalho no Brasil. No ano de 2010 foram concedidos 88.270 auxílios-doença acidentários para trabalhadores. A alta prevalência de LER/Dort tem sido explicada por transformações do trabalho.

Prevenção
A prevenção ainda é o melhor caminho para o combate a estas doenças, porém, é uma árdua tarefa a conscientização dos empresários de que os benefícios da prevenção irão refletir diretamente na capacidade de produção e no bem estar do trabalhador. Fisioterapeuta do Cerest/Macrosul, Matheus Cruz destaca que, ao primeiro sinal de cansaço, fadiga muscular, formigamento e perda de força de membro superior é indicado que o trabalhador procure um especialista, a fim de evitar o agravamento da doença e possíveis sequelas. A enfermeira da entidade, Mirian Borges de Menezes, recorda que as classes mais acometidas são professores, digitadores, bancários, trabalhadores dos frigoríficos e trabalhadores do telemarketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário