O Diário do Grande ABC publicou a matéria abaixo.
Em busca do bem-estar no ambiente corporativo
As empresas estão entendendo que ter um funcionário mais saudável, além de mostrar o compromisso com a responsabilidade social desta organização, também é um método eficiente de diminuir as faltas e licenças por motivos médicos, mantendo a produtividade nos níveis desejados, o que é positivo para todos.
Este posicionamento tem sido feito através da chamada ginástica laboral, que é a aplicação de exercícios que procuram combater e prevenir fadiga física, a má postura e o estresse durante o expediente, evitando doenças como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou a DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho). A atividade física laboral é realizada dentro do ambiente de trabalho, durante o expediente, por um profissional qualificado, formado em Educação Física.
Este tipo de ginástica é dividido em 3 tipos: preparatória, compensatória ou relaxante.
A ginástica laboral preparatória reúne um conjunto de exercícios para aquecer e melhorar a mobilidade dos músculos,deixando o corpo pronto para as cargas físicas que serão exigidas no trabalho. A compensatória é feita ao longo da execução das tarefas, para eliminar as toxinas que se acumulam nos músculos devido ao esforço repetitivo de determinados movimentos físicos. E a relaxante é feita ao final da jornada, para recuperar o corpo da fadiga física e mental.
A ginástica laboral dura em média entre 7 e 15 min. e tem como principais benefícios a correção dos vícios, o aumento da flexibilidade e da força muscular,recuperar o nível de atenção e a capacidade de concentração após um determinado período de trabalho e diminuir a queixa de dores e incômodos, deixando os funcionários com mais disposição física e com o corpo mais preparado para enfrentar o dia de trabalho.
Por Marco de Cardoso
Fonte:Diário do Grande ABC
http://www.dgabc.com.br/News/5884823/em-busca-do-bem-estar-no-ambiente-corporativo.aspx
quinta-feira, 2 de junho de 2011
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Funcionários pouco saudáveis produzem menos
Segundo pesquisa, empresas precisam fazer uma boa gestão de saúde dos funcionários para evitar perdas de produtividade.
São Paulo – Uma pesquisa da empresa CPH Health, do segmento de saúde corporativa, revelou que 49% dos funcionários das companhias brasileiras estão em um significativo nível de estresse. O levantamento, feito com 194.000 empregados de 200 organizações, mostrou também que 76% deles praticam atividade física insuficiente, 68% trabalham sentados a maior parte do dia, 48% têm elevado nível de ansiedade e 45% estão acima do peso ou obesos.
Leia materia completa
Fonte:
http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/funcionarios-pouco-saudaveis-produzem-menos?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
São Paulo – Uma pesquisa da empresa CPH Health, do segmento de saúde corporativa, revelou que 49% dos funcionários das companhias brasileiras estão em um significativo nível de estresse. O levantamento, feito com 194.000 empregados de 200 organizações, mostrou também que 76% deles praticam atividade física insuficiente, 68% trabalham sentados a maior parte do dia, 48% têm elevado nível de ansiedade e 45% estão acima do peso ou obesos.
Leia materia completa
Fonte:
http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/funcionarios-pouco-saudaveis-produzem-menos?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
Assinar:
Postagens (Atom)