sábado, 28 de maio de 2011

Presença de sintomas musculoesqueléticos e efeitos da ginástica laboral em funcionários do setor administrativo de um hospital público - 2010

Resumo:

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: As transformações na organização do trabalho resultaram em aumento de absenteísmo, dos acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho. Este estudo objetivou avaliar a presença de sintomas musculoesqueléticos e os efeitos de um programa de grupo laboral (GL) em funcionários do setor administrativo do hospital Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto.
MÉTODO: Participaram do estudo 15 funcionários, de ambos os sexos, para os quais foram aplicados dois questionários abordando os aspectos ergonômicos do trabalho e dados pessoais, antes e após o programa. A GL foi composta por exercícios de alongamento, voltados aos grupos musculares mais requisitados na atividade profissional e identificados pelos questionários. Foram realizadas três sessões semanais, com duração de 10 minutos, totalizando 24 sessões.
RESULTADOS: Identificou-se que o segmento corporal mais utilizado eram os membros superiores, e que, previamente ao programa de ginástica, a dor musculoesquelética estava presente em 73,3% dos entrevistados, mas apenas 46,6% continuaram a apresentar sintoma doloroso após a prática de exercícios durante o trabalho. Além disso, 86,6% relataram acreditar que tal programa promoveu incrementos em seu estilo de vida.
CONCLUSÃO: O programa de grupo laboral com a realização de exercícios de alongamento, voltados aos grupos musculares mais requisitados na atividade profissional, identificados pelos questionários, apresentaram resultados significativos na redução da dor musculoesquelética, durante e após a jornada de trabalho, não devendo, entretanto, ser adotado como único método preventivo e de promoção da saúde no trabalho.
Descritores: Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, Ginástica laboral, Saúde do trabalhador.

Rev Dor. São Paulo, 2010 jul-set;11(3):233-236


Artigo na integra

Nenhum comentário:

Postar um comentário